quarta-feira, maio 09, 2007

segura que o Bento vem aí

É um evento realmente espetacular.
Num mesmo momento, e misturadas, vi bandeiras chilenas, argentinas, colombianas, peruanas, pernambucanas... até corinthianas.
Nessa hora estávamos todos ali, unidos num sentimento de carinho e, por tudo o que essa figura emblemática representa, mais humanos.
Mas eu também ouvi gritinhos histéricos, como se uma estrela de rock ou do cinema acenando da sacada do mosteiro estivesse. Lembrei-me logo das palavras proféticas do Gessinger lá por meados de 1989, 1990... o Papa, mais do que nunca, é Pop.

Não falo da figura do Joseph Ratzinger, mas sim da “pessoa jurídica” que repousa na imagem bondosa, carinhosa, apaziguadora de um Papa. É realmente espetacular.

Não sou católico, como vários o sabem, mas isto neste momento não tem a mínima importância. A secularidade da maioria de nós não nos impede de sermos tocados pela emoção e singularidade do momento. A igreja católica sabe ser espetacular com a sua tradição milenar, envolvente, misteriosa.

É sempre esperançoso que, ao menos aos que têm um pouco de altruísmo no coração, o passeio de Palpatine aqui em solo brasileiro renove a nossa certeza de que a tolerância e a caridade, independente do credo, é o que nos fortalece os dias.

E viva a continuidade deles, né?

Hasta.

Nenhum comentário :