terça-feira, janeiro 06, 2004

Como não estava fazendo nada e seguindo sugestão de Dea...

Os melhores de 2003 no downtown...

Banda – Papaninfa

Não, nem venha me dizer que é claro que eu escolhi a Papaninfa só pra pagar com meu voto todos os ingressos que eles nos arranjaram em 2003 pra show´s no downtown, iguana, people, etc.
Eu os escolhi porque tenho acompanhado o avanço de cada um. E entendi a seriedade quando eles me responderam que a banda era a ocupação principalmente deles, música era a sua profissão e tudo girava em torno e para esse objetivo.
Lembro bem quando eu falava com josias sobre o vocalista deles que subtonava sempre... lembro de ter comentado isso com o próprio Oreste quando tive oportunidade e acompanhei o seu desenvolvimento com aulas de canto, técnica de respiração... Oreste tem um agudo muito certo, vozes como Bon Jovi ele pega fácil e junto com o backing vocal de Jansen fazem um dueto so comparável com Chaco/João que muito bom também... fiquei admirado ao vê-lo um dia temrinando um show com Welcome to the Jungle - GNR... putz noção cantar essa música no final do show... muito do caralho...ehehehehe!!! outro que se adiantou bastante em um ano foi o batera Rafa, como o mais novo e com menos estrada que os demais integrantes da banda ele se esforçou muito pra aprender rápido alguns bons macetes na bateria, estilos, diferentes, abrir a mente pra novos ritmos e ouvir, destacando-se como sua principal característica, a humildade de ouvir seus companheiros um pouco mais experientes como o Josias que é professor de música e toca baixo há mais de 10 anos.
Josias e Jansen (guitarristas) estão um patamar acima dos seus companheiros de banda, Josias pelo longe tempo de estrada em outras bandas e Jansen com o seu ar tranquilão, mas consegue tirar sons da guitarra que não se vê na noite recifense com facilidade... Foi páreo duro escolher entre Jansen e João Marques (SouS), dois excepcionais guitarristas, João pelas experiências vividas no tempo de garimpagem musical nos EUA que lhe rendeu uma ótima bagagem de riffs, harmônicas e improvisos peculiares e Jansen pela sua habilidosa mão direita que produz um suingue transformando mais um instrumento que compõe a cozinha muito segura da Papaninfa.
Por toda a evolução deles como instrumentistas e dá banda como um todo, tanto em relação à habilidade e talento individual como da escolha do set list, a maneira gentil de se relacionar com as pessoas... meu voto vai para a Papanifa como a melhor banda a tocar no palco do downtown no ano de 2003.

Revelação – Zé Bronca

O vocalistaVinny é muito bom. O baixista Renan, melhor ainda. Sempre que eu o vejo tocar me impressiono com a calma dele e a perfeição do som (acho ele melhor que o baixista da Má Companhia, pra Naty ter uma referência).
O que realmente importa é que, apesar de ser integrada por carinhas já batidas no rock recifense a Zé Bronca chamou minha atenção pela escolha de músicas e pela forma de se comportar no palco. Como é uma banda reunida há pouco tempo, das que eu vi nascer esse ano foi a que mais me agradou.

Vocalista – Ricardo Chacon (SouS)

Putz... eu bem que tentei encontrar outro cara que no conjunto dos show´s apresentasse uma constância tão boa em apresentações quanto Chacon, mas não há.
Já vi show´s com neguinho rouco, já vi show´s com neguinho quase afônico, já vi show´s com neguinho com febre... ocorre, tudo bem. Azar. Que fazer.
Também já vi Chacon bebendo Countreau na lateral Heineken do balcão nosso de todos os domingos e me confidenciando que aquele seria o único jeito de encarar mais um show naquele dia, seria o terceiro deles... imaginam o que seja isso? 3 show´s num dia só... pro baixista e pro guitarrista é cansativo, pro baterista pode ser desgastante mas pro vocalista é foda!!
Eu sei, eu sei, você vai dizer: “matheus, mas não é só a SouS que faz 3 show´s por dia”. E eu lhe digo que sim, eu sei....muitas outras bandas eventualmente também o fazem. Mas o que me importa nesse momento é a qualidade do vocal após essas 3 apresentações. Depois de virar a talagada de Countreau Chacon subiu ao palco e começou o show com Elevation – U2(quem canta sabe o quanto essa música é foda). Duas músicas depois ele mandou Jeremy – Pearl Jam....porra, sem comentários... eu com 3 músicas acompanhando ele cantar já estava rouco.
Fica chato escolhê-lo novamente o melhor do ano , mas enquanto não aparecer um com uma média de apresentação tão regular quanto a dele vai ser sempre assim.


Guitarrista – Jansen Mendonça (Papaninfa)

Por motivos já explicitados.
Jansen tem um quê de louco e um tanto de gênio... vai ser muito mais do que isso que a gente conhece. Pode escrever.

Baixista – Renan Alves (3Oitão e Zé Bronca)

Idem.
Brincadeira... o baixinho toca muito mesmo, detonou no palco do downtown. Deixou de boca aberta muita gente que se enganou pela sua estatura e cara de pré-adolescente. O guri com o baixo no ombro é gente grande. Tem muito de experiência e técnica e ainda um tanto de anos de vivência pela frente. Outro que promete.



Continua, lógico que continua...

Nenhum comentário :