quinta-feira, abril 24, 2008

em algum canto por ai...

Enxergamos o mundo através de filtros e esses filtros nada mais são que o conjunto de conceitos que carregamos dentro de nós. Conceitos estes formados por experiencias repassadas por outros, costumes caseiros, costumes regionais, costumes sociais (não necessariamente restritos à sua região) e principalmente experiências pessoais vividas.

A vida (e todas as suas peças constituintes: relacionamentos, amizade, trabalhao, estudo, etc.) é um organismo vivendo alheio às querenças das pessoas (imagine se o mundo tivesse que se modificar de acordo com o ponto de vista de todo mundo, ao mesmo tempo… o caos.). O mundo é o “território” e os nossos conceitos são o “mapa”, pois bem, nem sempre o que está representado no mapa existe realmente no território. Há mapas em que o rio é maior, mais largo do que o é na realidade; há mapas em que o rio está alguns metros mais distantes do local onde ele realmente está no território; há mapas, inclusive, que nem o rio consta. Conceitos. Pontos de vista.
PARADIGMAS.

Bom… é fato que homens e mulheres possuem mapas diferenciados? Sim, claro. Mas essa distinção não é um presente de Deus pra diferenciar os gêneros humanos, há essa distinção entre os proprios seres de um mesm o sexo. Há mapas de certas mulheres que diferenciam completamente de mapas de outras mulheres, há mapa de algumas que são quase idênticos a mapas de alguns homens, e por ai vai a aventura humana sobre a Terra.

Eu torço para que um dia paremos de discutir essa diferença. Somos diferentes enquanto seres humanos constituidos de experiências únicas e não por que somos diferentes no sexo.

hasta.

2 comentários :

mprazin disse...

tá funcionando?

*Renata Celidonio* disse...

Suas idéias são ótimas e vc escreve muito bem! Acho um absurdo que vc tenha parado de colocá-las por aqui em 2008...!

Bjs!