quinta-feira, novembro 20, 2003

post estilo HCDC

macedo, como assim...? One foi eleita a melhor música da história!!!

Amigos, quem me conhece sabe da minha relação com o U2, não preciso tecer comentários sobre a melhor banda de todos os tempos pra mim...mas francamente... One a melhor música da história? historia de quem? historia de que?
Algum juri maluco chegou a seguinte conclusão:

1º One
2º Say a little prayer
3º Smell like a teen spirit
4º Creep

Que porra é essa?
O povo que montou esse pódium nunca ouviu música? eles escutaram o Ok Computer (perfeito da primeira à última faixa, mas eleito por outro juri tão bocó quanto esse como o Álbum do Século) do próprio radiohead? eles já ouviram Rain Song do Led?


E nem venham me dizer: mas a letra é linda... Sim, concordo, profunda, certa... mas não estamos falando de poesia, nem de conteúdo do texto por si só... a eleição é sobre música e música, inclusive, nem sempre necessita de letra.
Ritmo, melodia e harmonia...eu aprendi nas longuínquas aulas de piano que música era isso. Tudo bem, hoje eu até concordo que muitas outras coisas podem ser incluidas ai nessa lista.
Algumas vezes so se precisa do texto, melodia e ritmo (compasso, compasso).... é só escuta Behind the Wall com Tracy Chapman cantando. É de arrepiar.
Outras vezes nem de textos... somente melodia e ritmo, assobiar é uim exemplo bem fácil... canções mouras, aboio dos sertanejos...

Sou capaz de listar 10 músicas do próprio U2 melhores que One.
One não tinha ganho nem que fosse a Melhor Música de Rock Composta pelo U2. tsc tsc tsc...

Se fosse a Melhor Música de Rock da Historia mesmo assim iria ser um páreo duríssimo...
Mas então o que uma baladinha soul estaria fazendo ali no meio. Adoro say a little prayer...cantada por aretha franklin então é realmente indefectível...mas porra!!! segunda melhor música da historia?

Essa historia inclui ai as eruditas ......... predule, pequena serenata ao luar, noturno, etc?
Os tangos ............ por una cabeza, balada para un loco, etc?
Os sambas ............exaltação à mangueira, folhas secas, etc?
Os frevos ........... evocação nr 02, hino do elefante, etc?
E a música oriental?
E as bandas que não estão na mídia?
Essa é a historia da billboard?

Onde estão os beatles e sua maravilhosa The Long and Widding Road?
Pera... e as poesias perfeitas de Chico, ou de Milton...? música é sentida não escutada... musica é o que reflete e reverbera dentro da gente... é sublimação do sentimento... causa rebuliço lá dentro... esse sentimento que é único e subjetivo demais pra uma meia dúzia de mongolóide presunçoso definir que essa ou aquela é a melhor ou a pior.

Uma das melhores músicas do mundo pra mim é Qui nem Jiló, do véio Lua (luiz gonzaga)... e nem venha tentar me fazer mudar de idéia, essa música me toca, me fala, me envolve... música eh o que ela me diz, mesmo que eu nao entenda a letra... me tira pra dançar, sozinho, deitado, no chão do quarto, no escuro... música eh momento, é o que a gente tem aqui dentro e só ela faz transbordar.

Afinal, quem foi que elegeu essa porra?

Nenhum comentário :