quarta-feira, dezembro 08, 2004

sem palavras

PUTA QUE O PARIU!!!!
o caba longe de tudo e de todos, sozinho no escritório, 20:00h de um feriado, ouvindo U2 ai recebo um texto desses...

Quem é pernambucano pode se deliciar com estas verdades...e quem não é... só
estando lá e conferindo de perto tudo isso. Acredito que não é apenas uma
descrição de Pernambuco é uma declaração de amor e adimiração por esta
terra.
Um forte abraço a todos.

"Eu nasci e cresci em Feira de Santana, cidade pobre, sem nenhuma
beleza natural, mas pela qual eu tenho verdadeiro amor. Minhas raízes
estão todas lá. É lá que fica o lugar onde eu me reunia com meus
amigos há 15 anos atrás para jogar bola. E lá que eu tive minha
primeira namorada, minha primeira briga, meu primeiro emprego, minha
vida escolar toda... É um amor inexplicável. Há oito anos moro em
Salvador, aonde eu virei gente, por assim dizer. Do pouco que já vi do
mundo, Salvador ainda é a cidade mais bonita que conheço. Nada, no meu
entendimento, se compara à beleza desorganizada de Salvador. A
arquitetura que teve que se adequar às irregularidades do terreno, a
rica história que ela abriga. No entanto, além da beleza, Salvador não
me desperta nenhum outro sentimento. Pois bem. Depois da convivência
com essas duas realidades diferentes, eu fui morar em Recife e acabei
rodando um pouco por Pernambuco.
Devo dizer que a cidade(Recife) é bonita sim, mas é mal cuidada. Que seus
rios e sua arquitetura têm seu charme de fato. Que o maior teatro do mundo é

interessante... Mas nada disso fez muita diferença na idéia que eu trouxe de
volta um ano depois. Eu fiquei eternamente apaixonado por Recife. Sorrio
sozinho quando lembro das coisas que vi lá. Mas nada
disso foi por causa dos tais "títulos". Você já viu o pôr-do-sol de
qualquer ponte do Recife Antigo?
Já saiu da frente de um caboclo de lança para não ser vitimado?
Já acompanhou um grupo de maracatu, mesmo sem conseguir reproduzir a nça?
Já namorou no Marco Zero à tardinha? Ou no Parque Treze de Maio...?
Já comeu bode com uma cervejinha gelada em qualquer bar da zona norte?
Já ficou no Acaiaca até 5h da tarde tomando cerveja com caldinho de
feijão - com azeitona, charque e ovo de codorna, claro!
Já foi ver algum show no Pátio de São Pedro, tomando uma cervejinha gelada.
Já assistiu à Paixão de Cristo em Nova Jerusalém e mesmo sendo ateu,
quase chorei com o enforcamento de Judas ?
Já esteve na Feira de Caruaru e ficou perdido (literalmente) entre as
barracas de artesanato?
Já comeu coxinha no Rei da Coxinha em Gravatá - inclusive de camarão e
bacalhau?
Já encheu a cara de vinho do vale do São Francisco no Festival de
inverno de Garanhuns pagando R$3,00 na garrafa?
Já acompanhou as troças e blocos do carnaval no Recife Antigo?
Já desceu as ladeiras de Olinda, no irreverente carnaval de Olinda?
Já foi para a saída do Guaiamum Treloso e até hoje dá risada só de
lembrar dos turistas se balançando?
Já foi pra Muro Alto ficar boiando naquele mar cristalino!?
Já foi para Maracaípe de noite ficar "olhando o movimento?"
Já foi pra Porto de Galinhas ficar passeando no meio da turistada?
Já comeu aquelas maluquices da Oficina do Sabor em Olinda só pra
ganhar um prato da Boa Lembrança?
Já comeu Sanduíche de Coração de galinha no Laçaburguer?
Já ouviu com aquele sotaque dengoso que só as pernambucanas têm "Tava com
saudade de tu, visse?"
Já tentou paquerar alguém no balcão do Downtown sem conseguir ouvir
nada?
Já tomou um negócio daquele gelado no Galerias que ganha de porrada
dos capuccinos italianos (como é mesmo o nome ? - Maltado) ?
Já sacaneou as obras de Brennand ?
Já tomou cachaça com suco de cajá?
Já comeu um kilo no Parraxaxá (como é que se escreve?), e mais 500g de
doces?
Já se melou todo tentando abrir um guaiamum pra comer 5g da carne?
Já arrumou uma fantasia em cima da hora para ir para o "Enquanto isso
na Sala da Justiça?"
Já dançou ciranda em Itamaracá com Lia ou no Janga com Dona Duda?
Já se extasiou com o coco de roda na festa das lavadeiras - Lembra de
Selma do coco?
E a tal da porradinha (cana com fanta ou soda)? Quanta
sofisticação... e tomar um "pau-do-índio" e comer tapioca na Sé à
tardinha... e muitas outras coisas mais...
Essa autenticidade do povo pernambucano, essa tradição, essa cultura, essa
capacidade de ostentar o mais sofisticado ao lado do mais rústico e
sertanejo, sem perder sua cara, sua identidade, sua marca, isso é o que
torna Pernambuco um lugar que não precisa se comparar à América Latina para
ser tão maravilhoso. Ficar ostentando títulos de grandeza de rua, praça,
shopping, casa de show, teatro..., é reduzir Pernambuco, é permitir a
contra- argumentação! Para gostar de Recife e de Pernambuco, saber medir e
contar não importa, tem que ter sensibilidade e se deixar APAIXONAR


valeu Nanda.
(sei que dezenas de pessoas já receberam esse texto em email, mas foda-se. Assim como o texto República do Bolo de Rolo eu vou sempre postar e amar a minha terra, o meu povo, a nossa diversidade, o nosso bairrismo, a nossa desgraça e o nosso tesouro), continuarei postando sobre Pernambuco. Sempre.


hasta.

Nenhum comentário :